quarta-feira, maio 16, 2007

Ministro destemperado

Depois da polêmica sobre a legalização do aborto, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou outro dia ataque a sua próxima polêmica... campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas. Temporão defende a proibição da aparição de "pessoas famosas, artistas e atletas" na veiculação de propagandas e peças publicitárias de bebidas alcoólicas.

Temporão chegou a fazer um apelo ao sambista Zeca Pagodinho, estrela de comercial de cerveja. "Sou admirador do Zeca Pagodinho, mas ele tem que parar de fazer essa propaganda. Chega a ser patético. A questão do álcool é dramática", disse o ministro ao Estadão.

Aumentar o rigor na regulamentação de campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas, com restrições de horário, por exemplo, me parece algo mais sensato como campanha contra o alcoolismo. Mas proibir a aparição de artistas em campanhas desse tipo me parece forte demais, não? Acho até que é inconstitucional (deixo a questão aos juristas de plantão). Artistas vivem de vender sua imagem, e cabe a eles decidirem a que produtos, marcas ou serviços vincularão sua imagem.

Tento tantos outros problemas de maior relevância na saúde de nosso país, o ministro parece gostar mesmo é de polêmica. Parece que que aponta pela frente mais uma polêmica do polêmico Temporão.

Nenhum comentário: