sexta-feira, janeiro 05, 2007

Iiiiiieeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!

Outro dia, vindo para o trabalho, presenciei uma situação no mínimo engraçada. A Av. Eng. Santana Jr estava parcialmente bloqueada por uma manifestação grevista dos profissionais da frente de trabalho da construção civil. Um companheiro que vinha ao lado do carro de som conclamava a adesão e participação de outros companheiros ao movimento. Quando então saiu correndo um companheiro de um grupo de companheiros que estavam parados a frente de uma construção, mas que não se mostravam muito interessados em sair em passeata. O companheiro pediu a fala ao companheiro orador, que prontamente o concedeu. O companheiro então, usando de toda a sua oratória neo-marxista conclamou seus companheiros... "Bora se juntar aí, bando de moi de chifre!"

Quase que instantaneamente ecoou a famosa saudação tipicamente cearense ao conclame do companheiro... "Iiiiiiiiiiieeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!" Coisa de cearense! Coisa de gente que um dia até já vaiou o sol. Vocês já ouviram falar nisso ? É verdade... vaia ao sol, depois de um longo período de céu nublado.

Esta é uma história clássica e tão conhecida quanto verdadeira. O Sol achou de passar três dias sem aparecer. Como o cearense já estava muito acostumado a sua constante e escaldante presença, não é de se estranhar que sentisse a falta. Setenta e duas horas de tempo nublado, sem a mínima réstia de sol, era demais. Todos se perguntavam o que estaria acontecendo, pois nem mesmo época de inverno era. Quando o Astro Rei finalmente resolveu dar o ar da graça, naquele 30 de janeiro de 1942, o povo concentrado na Praça do Ferreira, principal logradouro da cidade, irrompeu em estrepitosa vaia.

Coisa de cearense! Um povo que vaia o sol e faz de um bode um mito popular, a ponto de colocá-lo no museu histórico de sua capital.

Nenhum comentário: