quarta-feira, outubro 25, 2006

Beatles e Choro?

Caros,

Hoje fui apresentado a um trabalho musical genial. Um amigo (Edson) ouvindo um CD recomendado por um outro amigo (Luiz) me chamou e disse "Marcão, esse aqui você vai gostar... Ouve aqui essa música". Sabendo que sou Beatlemaniaco, ele já na apresentação falou do que se tratava... Beatles e choro! Gosto muito de choro, mas se tem uma coisa que não gosto é de "versões" de músicas dos Beatles. Se bem que isso tem mudado... já ouvi algumas versões muito boas de Beatles. Por exemplo, apresentado pelo Rafael, conheci outro dia o Meets the Beatles, de John Pizzarelli. Uma coletânea de grandes músicas dos Beatles numa roupagem mais jazzista. Ficou muito bom.

Mas voltando ao Choro e Beatles, fui ouvir a recomendação do Edson, confesso, com um certo pé atrás. Tal foi minha surpresa ao ouvir de cara Help num arranjo de flautas e sax-tenor sensacional. Disse "Opa! Beatles a lá Pixinguinha? Isso tá legal!". Pedi o CD e fui ouvir com calma. Depois de Help vem Something, num bandolim espetacular, que também tempera Eleanor Rigby mais a frente, num delicioso ritmo bem nordestino. A terceira faixa é a minha preferida... The fool on the hill, tocado por um doce clarinete, acompanhado por cordas bem casadas. Muito bom! O mesmo clarinete também dá o ritmo em um amaxixado When I'm sixty-four, que trás a cara do disco. Um arranjado cavaquinho dá a tônica em mais um maxixe em Day tripper na quarta faixa. E a coisa ia ficando cada vez melhor... Na quinta música, uma gatinha acompanhada de muitas cordas faz de Here, there and everywhere um belíssimo choro-canção. A mesma gaita toca For no one lá na frente. Ficou sensacional! Depois de Here, there and everywhere, chega Blackbird guiada por um cavaquinho e um violão sincronizadíssimos. A diferença do clássico Blackbird é dada pelo novo ritmo e cadência miudinha das cordas. Ficou muito legal. A sétima faixa é While my guitar gently weeps, que ganhou arranjo de violões valsistas muito bonito. Depois de When I'm sixty-four, vem outra vez o bom cavaquinho relendo With a little help from my friends. A essa hora eu já estava repetindo várias vezes algumas músicas. Depois da gaita de For no one e do bandolim de Eleanor Rigby, a décima segunda faixa vem com The long and winding road "matando" com um sax-tenor acompanhado por um violoncelo belíssimo... Essa é uma das minhas preferidas dos Beatles. E me amarrei na versão choro. Vi para minha tristeza que era só isso ("Poxa! Parou por quê?!")

Depois de ouvir várias vezes o CD, fui procurar saber mais sobre o trabalho. Beatles´n´Choro é um projeto da Deckdiscos produzido por Henrique Cazes que revisita músicas dos Beatles tocadas em forma de choro. O trabalho não limita-se a uma simplória tradução do rock ao choro. As músicas são realmente revistas em arranjos chorinhos belíssimos, sem em momento algum desvirtuar (ou mesmo desrespeitar) o trabalho "clássico" dos Beatles. E na minha modesta opinião ficou DUCARAMBA!

O acompanhamento das faixas tem, além de Henrique Cazes (violão, violão-tenor, viola caipira, banjo, cavaquinho midi e cavaquinho de acompanhamento), Marcello Gonçalves (violão de sete cordas), e Carlos Malta (sax-tenor), outros grandes como Alceu Reis (violoncelo), Hamilton Holanda (bandolim), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Rildo Hora (gaita), Beto Cazes (percussão), Chiquinho Chagas (acordeom), Marcus Tardelli e Paulo Aragão (violões), Omar Cavalheiro (contrabaixo acústico e violão baixo) e Rui Alvim (clarone).

Segundo alguns puristas (tanto de choro quanto de Beatles) o trabalho não é lá essas coisas. Mas como não sou mais purista com relação a isso, gostei muito, e realmente recomendo.

Edson e Luiz, valeu pela dica. Sensacional!

Um comentário:

Rafael Ramos disse...

Grande Marcus! E aí, almoço no Iguatemi essa semana!? hehehe

Cara, depois desse post eu fiquei curioso pra ouvir esse trabalho!

Pow, o Villeneuve foi o badboy que falta na Fórmula 1 pasteurizada dos dias de hoje. Falando em Fórmula 1, olha o video da propaganda do Johnnie Walker, que patrocina a McLaren.
http://www.youtube.com/watch?v=Wjo6rpxS6Pk&eurl=

Legal, né ?

Abração, cara!