sexta-feira, outubro 13, 2006

Eleições sem cor

Caros,

Lendo um artigo atribuído a Nelson Motta, uma passagem me chamou especial atenção... Ele fala:
Desde que meu pai me levou para votar com ele, faz uns 50 anos, jamais vi uma eleição tão descolorida, silenciosa, sem graça.
Lamentável, mas parece isso sim. Não tenho tanta experiência eleitoral assim, mas não lembro de uma eleição mais acanhada. Por que será? Por onde andam as militâncias apaixonadas com suas bandeiras, camisetas e discurso na ponta da língua? Será vergonha do cenário político em que estamos? Será vergonha dos candidatos que aí estão?

Eu já fui um desses militantes apaixonados, com camiseta, boné e uma argumentação pronta pra te convencer. Meu carro tinha adesivos no para-brisa, e uma bandeira pronta para ser erguida e tremulada pelas ruas de Fortaleza. Hoje a única bandeira que tenho perto é do meu querido Flamengo, que nem em sua mais triste campanha do campeonato brasileiro me frustrou tanto como nossa política. Hoje não tenho candidato, talvez tenha uma escolha. Mas não um candidato a quem devo defender avidamente como fazia antes. Ainda acho que é a melhor opção entre as duas (estou tentando evitar a expressão "menos ruim"). Mas...

Talvez eu seja mais um dos eleitores ex-militantes apaixonados. Francamente gostaria muito de voltar a ter alegria com a política em nosso tão maltrado país. Se não alegria, pelo menos convicção de que vale a pena se dicustir ou defender.

Nenhum comentário: