quinta-feira, agosto 24, 2006

Brasil de sanguessugas?

Caros,

Iniciou a campanha eleitoral 2006. São candidatos a assembléia legislativa estadual, cadeiras no parlamento federal, com deputados federais e senadores, governo estadual, e a "sonhada" presidência da república. Vê-se numa campanha desse porte todo tipo de gente. É até engraçado... Ou melhor, seria engraçado, se não fosse de fato revoltante... Parece-me que dos 84 parlamentares envolvidos com o escândalo dos Sanguessugas, 72 concorrem a reeleição. Ou seja, 72 parlamentares supostamente corruptos perigam voltar em um próximo mandato. São os anões, mensaleiros e sanguessugas que apenas mudam de "apelidos".

Será que nada pode realmente ser feito? Juridicamente, parece que não. Parece que nada pode ser feito para impedir a candidatura desses que estão aí. A esperança estaria no voto... voto de rejeição a toda essa sujeira que está por aí. Mas algo ainda pior tem me incomodado ultimamente... Se realmente conseguíssemos fazer uma renovação, qual seria a cara dessa renovação? Será que mudaríamos de fato a cara de nossos representantes? Ou será que não mudariam apenas os nomes? Ou os apelidos? Ultimamente, mesmo que com relutância, tenho acreditado nessa última opção. Francamente não sei se temos "jeito". Num Brasil onde a "esperança" teria vencido o "medo", algo deu errado. Ou mais uma vez mudaram apenas os nomes. Realmente não acredito que tudo isso que está acontecendo seja coisa nova. Isso sempre aconteceu. Lamentavelmente, isso sempre aconteceu! Ou será que tudo não passa de uma grande "conspiração do medo contra a esperança"? Eu já não duvido de mais nada... Ou será que já não acredito em mais ninguém?

O que sei, é que lamentavelmente, a única saída para esse país cada vez mais parece mesmo estar no aeroporto internacional.

Forte abraço!

Nenhum comentário: