segunda-feira, junho 04, 2007

Toma-lá-dá-cá!

Caríssimos,

Essa saiu no Folha Online...

Grandes empreiteiras que injetaram recursos na eleição de parlamentares influentes estão entre as beneficiadas na lista de empresas escolhidas para tocar obras com recursos da União.


Coincidência?

Mais alguns dados... Empreiteiras financiaram campanha de 54,7% dos parlamentares que hoje estão no poder. Quer dizer, mais da metade dos nossos congressistas (285 dos 513 deputados - 55,5% - e 40 dos 81 senadores - 49,3%) foi patrocinado por empreiteiras. E as coincidências não param por aí não... 40% dos parlamentares financiados pelas empreiteiras são membros da Comissão de Transportes da Câmara e 37% na de Infra-Estrutura do Senado. E mais... 66,6% dos integrantes da Comissão Mista de Orçamento também financiaram suas campanhas com doações de empreiteiras. Exatamente os que têm poder de decisão e "influência" sobre assuntos de total interesse das empreiteiras. E não é por acaso que as mesmas empreiteiras que financiaram campanhas de parlamentares são as beneficiadas em obras públicas. É? Alguém realmente acredita nisso?

Alguém realmente acredita nessas coincidências?

Vejamos mais um indicador bem conhecido... A empresa Gautama, envolvida no escândalo da Operação Navalha, recebeu, segundo a Folha, R$ 45,2 milhões em repasses diretos da União entre janeiro de 2004 e março de 2007, referentes a obras em rodovias na Bahia e no Amazonas. Em 2004, a Gautama também foi beneficiada com verbas públicas para ampliação do Instituto Nacional de Criminalística e construção de unidades da PF. E acho que já tivemos algumas amostras do "estilo de negociação" da Gautama.

É... isso não parece coincidência...

Isso tem toda a cara de um "toma-lá-dá-cá", não tem não? Depois ainda tentam justificar a dificuldade de se instaurar uma comissão parlamentar de inquérito para investigação dos escândalos da máfia das obras públicas.

Fala sério!

Nenhum comentário: