segunda-feira, agosto 06, 2007

Pela Paz

(Artigo publicado no Blog de Política do Jornal O Povo)

Ela tinha apenas 11 anos quando sentiu-se mal e foi para o hospital. Lá foi diagnosticado que a pequena menina sofria de leucemia, doença que atingiu muitas crianças expostas à radiação da bomba atômica jogada contra Hiroshima, no Japão, no ano de 1945.

Mesmo sofrendo com tratamento precário, a pequena Sadako Sasaki ouviu de sua tia uma antiga história oriental que dizia que ao se fazer mil Tsurus (origamis de pássaros) se alcançaria qualquer desejo, qualquer graça.

A menina, muito obstinada, começou a confeccionar os Tsurus pedindo não só por sua saúde, mas pela Paz mundial.

Mesmo com a saúde ficando cada vez mais frágil, ela não diminuía a vontade de finalizar seu projeto. Infelizmente, faltando poucos Tsurus para chegar aos mil, a menina faleceu com um deles em suas mãos.

Os colegas de escola e familiares, emocionados, resolveram então prestar uma homenagem: confecionariam os poucos origamis que faltavam e colocaram todos juntos ao lado de seu corpo.

Sua história, entretanto, não parou por aí. Seus colegas de classe começaram uma campanha para construir um monumento em homenagem a todas as crianças vítimas daquela maldita bomba. Em 1958 foi inaugurado o Monumento da Paz da Criança, que simboliza o desejo por Paz enraizado hoje na cultura japonesa.



Hoje, 6 de agosto, fazem exatos 62 anos que a humanidade conheceu sua faceta mais deplorável. Com uma bomba foram mortas mais de 140 mil pessoas e milhares ficaram doentes pela radiação. Dois dias depois, em Nagasaki, mais 40 mil pessoas morreram pelo mesmo motivo.

Postado por Vicente Gioielli - vicente@opovo.com.br

Nenhum comentário: